I Sarau dos cursinhos populares

arribalxsqueluchanO Cursinho Livre da Sul – Arriba lxs que luchan! convida o Cursinho Livre da Lapa, Cursinho Livre da Sé, Cursinho Livre da Penha, Transformação, Carolina de Jesus, Cursinho Popular do Capão, Flor de Maio, Cursinho Raiz e o Cursinho da Psico para o sarau dos cursinhos populares, que acontecerá no dia 23 de outubro, a partir das 14h no Espaço Comunidade, na R. Domingos Marques, 104, Jd. Monte Azul, na Zona Sul de SP.

Nossa ideia é fortalecer a solidariedade entre os cursinhos, construir um intercâmbio de ideias e pessoas, movimentar os nossos bairros, para que nosso trabalho coletivo floresça cada vez mais.

Estamos propondo uma roda de conversa para que os cursinhos possam partilhar suas experiências, erros e acertos com os demais e, assim, construirmos juntos um acúmulo coletivo que possa fortalecer nossa caminhada! Para que essa conversa possa render frutos, é importante que os grupos busquem trazer uma reflexão para ser dividida com @s demais. E a partir das 18h, começa o nosso sarau! Convidamos o Sarau Versos em Versos, o Sarau Preto no Branco e o maracatu Baque Atitude pra fortalecer!

Nossa história

O Cursinho Livre da Sul nasceu da luta estudantil contra a reorganização escolar que o governo do Estado de São Paulo quis implementar à força. Mas foi a força da nossa luta, foi a nossa ação coletiva e autônoma nas nossas quebradas, que obrigou o governo a recuar. Assim criamos as escolas de luta: escolas ocupadas, auto organizadas, com a nossa cara, escolas que nunca estiveram tão cheias, que perderam suas grades e que nos davam vontade de participar.

Foi essa experiência que nos mostrou a importância de ir levantando as bases da nossa autonomia. Por isso, não ficaremos mais esperando alguém que faça por nós. Criamos o nosso cursinho: ele é autônomo e não acredita que as coisas se resolverão através do voto ou da representatividade. Nós tomamos as nossas decisões e dividimos a nossa responsabilidade de forma horizontal nas reuniões das comissões e nas assembleias. Financiamos as nossas ações através das atividades e esforço coletivo dxs que participam. Não aceitamos verba do Estado nem da iniciativa privada, porque sabemos que “quem paga escolhe a música”. Queremos construir juntxs a autodisciplina, porque aprender a aprender depende do nosso comprometimento, da nossa vontade e do tesão pela construção do conhecimento coletivo. Venha construir a nossa vitória junto com a gente!

Arriba lxs que luchan!
Venceremos!


e-mail:
lutasul@inventati.org

This entry was posted in General. Bookmark the permalink.