Nota de apoio à Ocupa UFFS!

arribalxsqueluchanÉ com alegria que nós do Cursinho Livre da Sul – Arriba lxs que luchan saudamos as lutadoras e os lutadores da Ocupa UFFS!

O Estado brasileiro continua seguindo a cartilha do Banco Mundial e quer nos impor reformas educacionais que limitam ainda mais nosso conhecimento e nos empurram para um balcão qualquer para sermos explorados em silêncio. É neste marco que os atuais porteiros do Estado tentam nos impor a PEC do teto. Só não contavam, mais uma vez, com a combatividade da juventude que, em especial no Paraná, tem mostrado a força dos de baixo, em suas mais de 440 escolas ocupadas!

Acreditamos que somente a ação direta e auto organizada dos de baixo é que pode fazer germinar hoje a sociedade que queremos. Aliás, aprendemos isso com o MST: nosso passado recente mostra que a reforma agrária não virá pela mão de nenhum governante. Ao contrário, ela precisa ser arrancada a partir da nossa luta. É por isso que vemos como um completo absurdo que estudantes em luta sejam reprimidos ou ameaçados em um campus universitário que funciona dentro de um assentamento. Gestores, o que vocês esperavam? O campus Laranjeiras é marcado pela luta de milhões de sem terras brasileiros, carrega o sangue de Eldorado dos Carajás, sangue que nos fortalece para derrubarmos todas as cercas que nos impedem de viver em igualdade e liberdade!

Assim também é a nossa história. O Cursinho Livre da Sul nasceu da luta estudantil contra a reorganização escolar que o governo do Estado de São Paulo quis implementar à força. Mas foi a força da nossa luta, foi a nossa ação coletiva e autônoma nas nossas quebradas, que obrigou o governo a recuar. Assim criamos as escolas de luta: escolas ocupadas, auto organizadas, com a nossa cara, escolas que nunca estiveram tão cheias, que perderam suas grades e que nos davam vontade de participar.

A Ocupa UFFS não está sozinha! E não aceitaremos nenhuma repressão às lutadoras e lutadores. Tanto ontem, como hoje: quando a injustiça se torna lei, rebelar-se é um dever!

Arriba lxs que luchan! Venceremos!

São Paulo, 17 de outubro de 2016

This entry was posted in General. Bookmark the permalink.