Artes

Podcast – Arquitetura Moderna

 

Análise de Imagem

Objetivo da atividade:

  • Compreender  mulheres e homens como seres de produção de cultura por meio de imagens e símbolos, reconhecendo a importância da arte como manifestação sociocultural.
  • compreender que as imagens jornalísticas também produzem discursos de poder e reproduzem interesses políticos e culturais de quem as produzem. 
  • Saber analisar uma imagem é importante para a prova do ENEM que habitualmente trazem imagens para introduzir algumas de suas questões. A interpretação de imagem requer uma atenção às narrativas que estão na imagem e que trazem nela, discursos subjetivos.
  • Discutir a ética do uso de  imagens e seu uso como ferramentas de poder para manutenção de discursos subjetivos.

 

Atividade 1 – Análise de imagem e responda às questões.

Responda às questões:

a) Você já conhecia esta imagem? Se sim, de onde?

b) Quais são as primeiras sensações que a fotografia te remete?

c) Este retrato faz você lembrar de algo que tenha a ver com você?

d) Aspectos formais e técnicos da fotografia:

– Descreva o tipo de enquadramento da imagem;

– Faça comentários sobre as cores;

– Faça comentários sobre as relações de planos da fotografia (figura e fundo);

 

Atividade 2 – Redação sobre a questão ética do uso de imagens.

 A fotografia da capa da revista National Geographic acima é do fotógrafo estadunidense Steve McCurry que ganhou fama pelo registro de “Menina afegã”, conhecida em todo o mundo por ser capa de uma edição da revista National Geographic em 1985. McCurry foi fotógrafo correspondente de guerra entre Afeganistão e Paquistão na década de 80. Existe uma grande polêmica acerca desta fotografia. A menina afegã retratada, hoje é uma mulher, chama-se Sharbat Gula, é mulçumana e foi novamente fotografada pelo mesmo fotógrafo, 20 anos depois. Por muito tempo ela não soube que a imagem de seu rosto era famosa no ocidente. O fotógrafo e a revista, durante anos, lucraram com a imagem de Sharbat que se tornou a capa mais famosa da revista National Geographic até os dias de hoje. 

Faça uma pesquisa sobre os problemas éticos presentes no pequeno texto acima. Se você digitar o nome da revista, do fotógrafo e de Sharbat Gula, você encontrará uma série de matérias jornalísticas sobre a falta de ética do fotógrafo quanto ao uso da imagem da mulher afegã que ficou famosa sem saber e continua até hoje vivendo em condições adversas por conta das guerras que assolam seu país e que injustamente sofreu com a presença de tropas estadunidenses em seu território. Pesquise também sobre a Guerra do Afeganistão para desenvolver sua redação e não se esqueça de na conclusão final, dar sua opinião sobre a questão ética do uso de imagens.

 

Atividade 03 – Produção Artística – Confeccione um Fanzine!

Quando vemos uma capa de revista, duas linguagens se somam. Vemos aqui a junção da palavra escrita junto e a linguagem da fotografia. Além disso, há também a diagramação gráfica da capa, em que uma/um profissional, a/o diagramador(a) têm a função de organizar os textos junto à imagem, escolher as fontes, cores do texto, do fundo, etc…

Produção Artística:

  • Faça um fanzine a partir do formato explicado por imagens no vídeo abaixo:
  • https://www.youtube.com/watch?v=sjO0Zei6mL0
  1. Pense num tema para seu fanzine. Alguma coisa que você queira dizer para o mundo.
  2. Pegue uma folha de papel em branco ou mesmo de caderno mas sem o picotado da margem.
  3. Dobre a folha conforme se vê no vídeo e faça seu pequeno livreto.
  4. Desenhe e escreva suas ideias na sequência indicada no vídeo.
  5. Tire uma foto e mande no grupo do zap para pensarmos em maneiras de reproduzir em cópias o fanzine.